União Esporte Clube


O União Esporte Clube, fundado União Sport Club é um clube brasileiro de futebol amador fundado em 15 de agosto de 1938 em Itapecerica, Minas Gerais.

Não se conhecem dados mais precisos da história do União no período que vai de 1938 a 1951, embora saiba que, na comemoração de seu 10º aniversário e aproveitando o aniversário da cidade que, naquele tempo ainda se fazia em 4 de outubro, o União enfrentou, no dia 3 de outubro de 1948, o Athletic, de São João del Rei, sendo vencido por 4x3.

A situação jurídica do clube foi regularizada em 17/03/1953. Até essa data o União, com a grande maioria dos clubes esportivos brasileiros, viveu sem possuir estatutos regularmente elaborados, não tendo, portanto, personalidade jurídica. Somente ai é que deu entrada junto ao Cartório do Registro de Títulos e Documentos da Comarca de Itapecerica, o pedido de registro dos Estatutos. Assim sendo, não há registros seguros sobre os presidentes no período compreendido entre 15/08/1938 a 22/11/1951, data em que foi eleito o primeiro presidente José Cândido Medeiros, embora seja sabido que o primeiro presidente eleito foi Francisco Alves de Melo.

O União empreendeu grandes melhorias no campo que pertenceu ao Esporte e ao União Arranca Tôco, dotando-o de muros, alambrados, gramado, cabines de rádio, vestiários subterrâneos e iluminação artificial. Denominou seu Estádio de "Hélio Gondim", ilustre Itapecericano e defensor do Tricolor amado, que com muita dedicação junto a seus companheiros uma potência no futebol da região.

Foi o primeiro time de Itapecerica a trazer o título de Campeão Regional em 1976, algo inédito na cidade.

De 1938 até presente data, excetuando-se o período de 1977 a 1987, o União sempre esteve em atividade realizando partidas amistosas e participando de Torneios locais ou regionais. Registra a história, sua participação no afamado Torneio Sul-Mineiro que se disputava na década de 1960, no Torneio José Pinto Fiusa, realizado na década de 1970, no Torneio do Oeste, também realizado nessa mesma década, no Torneio Classista, nas décadas de 1980, 1990 e mais precisamente no ano de 2008.

Foi também em 1991 e 1996 que o União participou do Campeonato Mineiro de Juniores patrocinado pela FMF - Federação Mineira de Futebol.

Campeão de 1953 - Estádio Maria Pena
São Bento 0 x 5 União
Em termos locais, o União teve como grande rival o São Bento Esporte Clube. De 1950 até 1976 não havia um campeonato local, mas os clubes realizavam uma disputa, no sistema de "melhor de três pontos", a fim de apontar o campeão local. Infelizmente, nesse ponto, o São Bento tem o maior número de títulos. Nesse aspecto, se temos que dizer que perdemos para nosso maior adversário, é preciso fazê-lo com veracidade, ainda que isto doa em cada Tricolor. E a recíproca é igualmente verdadeira. Entretanto, com a organização da Liga local, o União obteve a supremacia nas disputas. Foi Tetra-Campeão Invicto no início dos anos 1990. Seu último campeonato foi o título de campeão em 2010.
Primeira formação do União em 1938

As cores vermelha, branca e preta são respeitadas no Oeste de Minas e em outras regiões do Estado. O nome União Esporte Clube é reverenciado como símbolo de garra, de honra e luta.

Não é por outra razão que o Tricolor é conhecido por seus apaixonados e devotados torcedores e simpatizantes, assim como pelos desportistas Itapecericano e da região, como o MAIS QUERIDO.

Constantino Barbosa