domingo, 1 de maio de 2011

Flashes de uma História 4 - O Campeonato do Século XX

UNIÃO ESPORTE CLUBE, CAMPEÃO DA CIDADE 1976!

(Foto: União Esporte Clube, campeão 1976)

O Campeonato Municipal de Itapecerica, teve seu reconhecimento maior no final dos anos 60 e início dos anos 70, quando começou a ser levado mais a sério. O União não conseguia um título da cidade a anos contra o seu maior rival, o São Bento, nas disputas de melhor de três, e muitas das vezes não participava. Nos anos 70, o time Tricolor deu uma revolucionada muito grande, garantindo uma verdadeira seleção Itapecericana para os futuros campeonatos. O São Bento Esporte Clube era o atual campeão da cidade (1975) mais o Leão da Colina sabia muito bem do poder do União naqueles tempos. Destacavam-se no União Tubica (goleiro), Nal, Zito, Claret Macota, João Idalino, Zoca, Vino, Cafunga, Coapinha, Zé Geraldo, Antônio José, Geovane do Maré, entre outros grandes craques.

(Foto: Os craques do União de 1973)
O Campeonato de 1976, é considerado o mais importante da história do clube, pois encerrou uma série de anos sem vencer o São Bento. Muitos não sabem, mais a estrela vermelha no escudo do União, é o significado deste importantíssimo campeonato Tricolor. E pode ter certeza que foi o mais odiado dos São-Bentistas!

A melhor de três da grande decisão de Itapecerica foi entre as equipes União Esporte Clube e São Bento Esporte Clube, os grandes rivais. O primeiro jogo ocorreu no Estádio Maria Pena do São Bento e um gol de cabeça do Geovane do Maré foi marcado para o Tricolor, terminando e garantindo a partida com uma grande festa da torcida. O segundo jogo foi no Estádio Ribeiro Pena, o Monumental da Avenida e o São Bento sai na frente mostrando que está preparado para um bom jogo. Logo depois o União marca o empate com Zoca. Para que a alegria fosse ainda maior, Nal vira o jogo e carimba a vitória Tricolor: União 2 x 1 São Bento. Os torcedores do São Bento ficaram tão inconformados com a derrota que derrubaram o muro do União em minutos. Esse fato foi ridicularizado o ano todo, e a partir daí a fama de baixaria do São Bento estava declarada. Até mesmo uma vergonha para o futebol de nossa cidade, mais cada um comemora do jeito que achar melhor. O engraçado disso tudo, é que o campeonato da cidade nos anos seguintes foi cancelado, retornando só em 1982. Acho que o medo do União vencer os anos seguintes foram tantos que acharam melhor paralisar o campeonato pra não ficar vergonhoso para o São Bento. Este campeonato ficou conhecido na região toda como o Campeonato do Século XX, 1976!

(Foto: Geovane e Severa. Abadia, Dunguinho e Maré no centro da foto. Festa na ACII)

Mais vamos falar de raça mesmo: O União foi aclamado pela cidade toda, e o carnaval Itapecericano era vermelho, branco e preto. Para completar uma festa na ACII reuniu toda a massa Tricolor, com que ali era a grande vitoriosa. Neste campeonato, o União mostrou que é superior acima de qualquer título e que além disso ele é o maior da cidade sem sombra de dúvidas! Não é atoa que o Tricolor é respeitado por toda região e não deixa de ser lembrado como O MAIS QUERIDO sempre!

VEJA AS OUTRAS EDIÇÕES:




Não percam no próximo domingo dia 08/05 em 'Flashes de uma História' o Tetra-Campeonato Invicto Tricolor (1988/1989/1990/1991) nunca visto em Itapecerica até hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário