segunda-feira, 9 de maio de 2011

Flashes de uma História 5 - O Tetra Invicto do Tricolor

(Foto: São Bento 0 x 1 União, Estádio Maria Pena em 1990)

Após o título de 1976, o União Esporte Clube encontrava-se parado. Uma vez ou outra os jogadores se reuniam para partidas amistosas locais ou regionais. Foi somente 12 anos depois, em 1988 que voltaram as atividades do Tricolor na cidade. O União vinha com um time muito forte, seguindo o exemplo dos craques de 76. O técnico Hélio Gondim mostrou que realmente o União é o melhor e maior da cidade com a maior seleção já vista: Gilberto (goleiro), Heitor (goleiro), Danga (zagueiro), Beto Lima (zagueiro, hoje atual presidente do Tricolor), Runulfinho (lateral direito), Ademir (lateral esquerdo), Kelsen (meio-campo), Zezé (meio-campo), Lúcio Barão (ponta esquerda), Marcão Friedenreich, o Zorro (centroavante e o maior artilheiro da cidade até hoje), André Magalhães (ponta esquerda), e assim vinha essa massa que deixou marcas inesquecíveis de glórias para os Tricolores e muito sofrimento para os adversários. Após 12 anos União enfrenta o São Bento, seu maior rival no dia 17 de abril de 1988 com os 3 x 2 de virada graças a Marcão, destaque para o gol de meio-de-campo. Você pode conferir este grande campeonato clicando aqui, pois este mereceu muito destaque.

Êta caranaval Tricolor, o que foi prolongado para os anos seguintes. Em 1989 o União Esporte Clube teve o privilégio de vencer mais um campeonato enfretado pela Associação Atlética Boaviagense. Esta foi a primeira final de um campeonato entre o Tricolor e o Alvi-Verde. O União venceu o segundo turno invicto e na "melhor de três" da final entre as equipes saiu na frente pelo placar de 2 x 1 no Estádio Ribeiro Pena (o Monumental da Avenida). A segunda partida, o União precisaria somente de um empate para se tornar campeão do Bicentenário de Itapecerica, mais aí veio a goleada. O primeiro tempo André saiu na frente com o União marcando 1 x 0. Logo depois Digue marca um gol contra definindo ali os 2 x 0. A torcida foi a delírio e já comemorava o título gritando o Tricampeonato Tricolor. A Boaviagense não se curvou mais também não conseguiu ir pra cima e André faz mais um, agora é 3 x 0. Experiência e juventude mostra os 4 x 0 em cima da Grota com o Danga. O juiz vê algo de errado, somente o juiz. Ninguém entende mais é pênalti para a Boaviagense. O placar mostra 4 x 1 para o União. Mais logo em seguida o União mostra superioridade como sempre e marca União 5 x 1 Boaviagense. Nos minutos finais da partida a Grota acha um gol para não ficar no desepero, mais aí já era tarde demais: 5 x 2, UNIÃO ESPORTE CLUBE É CAMPEÃO DA CIDADE e do Bicentenário de Itapecerica! Merece destaque o técnico campeão Zé Siqueira junto de Hélio Gondim.

1990! Os craques já estavam no auge e o técnico dessa vez era o Marcelo "Sete-Bóia". Depois de uma maratona de 44 jogos, com a participação de 7 equipes, com 150 gols marcados, terminou o Campeonato da Cidade versão 1990, que deu-se início no dia 21 de abril de 1990. O União Esporte Clube conquistou o primeiro turno do campeonato invicto, vencedo os rivais São Bento por 1 x 0 e a Associação Atlética Boaviagense por 2 x 0. O segundo turno foi conquistado pela Boaviagense. A surpresa do campeonato foi a entrada do São José F. Clube que derrotou o Alvi-Rubro (São Bento) por 1 x 0.

O campeonato só foi conquistado em definitivo, depois de uma disputa em "melhor de três" envolvendo as equipes finalistas de União e Boaviagense. O Tricolor venceu a primeira partida no Estádio José Sabino Filho pelo placar de 2 x 1, com gols de Marco e André, contra um de Zezé da Boaviagense. O segundo jogo foi conquistado pela Boaviagense pelo mesmo placar com gols de Digue e Rildo contra um de Marcão pelo União. No jogo decisivo do campeonato o treinador "Sete-Bóia" conseguiu dar a volta por cima num jogo praticamente decidido contra o Tricolor. A Boaviagense chegou a vencer no primeiro tempo pelo placar de 2 x 1 e o União conseguiu virar o placar para 4 x 3. Os gols foram de Marcão (2), André e Zezé pelo Tricolor e Delô (2) e Kelsen (contra) para a Boaviagense: União 4 x 3 Boaviagense! É CAMPEÃO DA CIDADE 1990!

No ano seguinte, em 1991, a Boaviagense foi vencedora do primeiro turno e o União vencedor do segundo turno. Destaque para o grande jogo decisivo do União contra o São Bento, onde o Alvi-Rubro precisava somente de um empate para ir na final contra a Boaviagense e desperdicou esta oportunidade. Chegou a vencer o União de 1 x 0 no primeiro tempo, mais o União levantou a cabeça e fez a torcida vibrar com os 3 x 1 de virada. A final mais uma vez era Tricolor VS. Alvi-Verde. O União venceu o primeiro jogo da final no Estádio José Sabino Filho por 3 x 0. No Estádio Ribeiro Pena, o Monumental da Avenida ficou decidido o jogo da vitória do TETRA INVICTO: União 1 x 1 Boaviagense. UNIÃO TETRA-CAMPEÃO INVICTO DA CIDADE (88/89/90/91)!

Este título nunca foi visto antes em Itapecerica e até hoje é o mais lembrado da cidade. O Tetra-Campeão Consecutivo e Invicto mostrou que voltou para ficar e mostrar sua superioridade no nosso futebol... somos do "Mais Querido da Cidade" o nosso amado "Tricolor" o UNIÃO ESPORTE CLUBE, a seleção das glórias!

VEJA AS OUTRAS EDIÇÕES:



VEJA OS VÍDEOS DO TETRA:



Neste domingo dia 15/05 teremos em 'Flashes de uma História' em sua 5ª edição o Campeonato da Cidade de 1999, o Hexa em cima do São Bento. Imperdível mais um em cima dos eternos fregueses!

Nenhum comentário:

Postar um comentário